domingo, 2 de janeiro de 2011

Asas às iluminuras


Cornelius Escher. Sempre meu preferido, não adianta.

Há uma peculiaridade na minha vida pessoal que me frustra um pouco, talvez por dizer respeito, de certa forma, à minha escolha profissional: minha memória para as leituras de lazer.

Tenho o hábito de ler com um lápis na mão, fazendo marcações, tomando notas nas margens das páginas, deixando pedras pelo caminho, de modo que o livro em questão passa a adquirir ares de edições medievais, tamanha a quantidade de rabiscos que se põem como verdadeiras iluminuras. Mas quando quero me lembrar de algo – uma passagem mais precisa, uma imagem, uma citação – é preciso sempre que eu volte ao livro e comece a catar a parte que me interessa, o milho bom, a agulha no palheiro. E é preciso, para isso, bastante paciência. E quando a necessidade da pesquisa resume-se à satisfação momentânea de resolver uma dúvida surgida num bate-papo qualquer, a própria ideia dessa busca adquire uma dimensão hercúlea que me afasta do livro. E me frustra.

Após terminar a primeira leitura do ano de 2011, “O grande Gatsby”, de Scott Fitzgerald (viva as férias), fui à Internet atrás de informações acerca da obra, que realmente é um achado. Mas o que acabei achando, também, foi um blog que traz uma ideia que eu sempre quis por em prática, e no entanto sempre me faltou... iniciativa: escrever sobre cada livro lido. Alguma coisa. Minhas impressões, minhas sensações, enfim, resenhas que possam ir um pouco além do gênero.

Entre tantas outras, acabo de agregar essa às minhas resoluções de ano novo, e desejo, nesse presente, mantê-la. De início, escreveria apenas pra mim mesma, para manter registros que refresquem de imediato minha memória cada vez que fosse preciso; mas pensei também: “por que não compartilhá-los?” Não que eu transforme a ideia do meu blog nisso, mas que ele seja um espaço pra esse tipo de texto também.

Vou começar, portanto, por “O grande Gatsby”, obra grandiosa. Para quem tiver saco de acompanhar, aguardem.

6 comentários:

  1. Acompanharei, com certeza :)
    beijokas

    ResponderExcluir
  2. Eu sabia que tu era uma pessoa que ia gostar da ideia!
    Beijo, Ritinha.

    ResponderExcluir
  3. Ótima ideia, só assim economizo meus óculos e de brinde meu lápis também. Vou acompanhar com certeza, sempre quis que alguém lesse para mim bons livros.. bj.

    ResponderExcluir
  4. Hahaha, mas eu não vou resumi-los, só comentá-los!

    ResponderExcluir
  5. força, nisso Tatiana!
    eu faço as duas coisas.

    Mas tenho o cuidado de não revelar tudo...!


    beijos e obrigada...

    ResponderExcluir